16 de set. de 2008

RACISMO VIRTUAL EXISTE OU É BALELA?

Li uma matéria ontem,que existe racismo virtual.Achei a matéria ótima,mas fiquei um tanto quanto constrangido.Explico minha indignação.Sou descendente da raça negra,portanto sou negro.E aí?Ninguém vai mais acessar meu blog?Não vão mais comentar?Meus amigos que fiz agora á pouco no DIHITT vão me abandonar?O WWW foi feito apenas para pessoas da raça branca,ou para quem é filho ou filha de pessoas mais afortunadas na vida.Será que a internet formara um novo HITLER do novo século?Estou indignado e surpreso.Leiam um trecho da matéria e deixem seus comentários a respeito.
Especialistas em comportamento da Northwestern University, nos Estados Unidos, realizaram uma pesquisa que mostra que as pessoas mantêm seu padrão de comportamento e predisposições ao preconceito mesmo em mundos virtuais.

O estudo foi realizado dentro dos servidores do mundo virtual There.com, com um avatar criado pelos pesquisadores que escolhiam outros avatares aleatoriamente, sem que estes soubessem estar sendo objetos de pesquisa.

Dois métodos de aproximação foram usados: no primeiro, um pedido fácil de ser atendido era feito, seguido por um pedido moderado. Nesse caso, noticiou o site The Inquirer, o pedido era "posso tirar uma foto sua?", seguido pelo pedido de "você se teleportaria para a praia comigo e permitiria tirar uma foto sua?"

Já o segundo método sugeria uma resposta negativa, iniciado por um pedido difícil (tirar fotos em cinqüenta lugares diferentes), uma tarefa que levaria cerca de duas horas, seguido do pedido moderado de teleporte para a praia.

De acordo com o site IT News, como os pesquisadores esperavam, no segundo método o pedido moderado era mais fácil de ser atendido se precedido pelo difícil. Houve um aumento de 20% na aceitação pelos outros avatares quando usado o segundo método, em relação ao primeiro.

Mas, quando o avatar possuía pele escura, os resultados mudavam muito. Embora no primeiro método não tenha sido notado racismo, no segundo, quando um avatar com pele escura era utilizado, o aumento foi de apenas 8%, contra o aumento de 20% detectado quando o avatar possuía pele clara. Os pesquisadores explicaram que a segunda técnica reflete a tendência psicológica para responder a um pedido, afetada pela consideração de se o requerente merece ou não ser impressionado pela concessão.

O estudo concluiu que, como na vida real e seguindo modelos de estudos reais semelhantes a estes, o padrão é o mesmo e é levado em conta raça, sexo e beleza física. "O estudo sugere que interações entre estranhos em mundos virtuais são muito similares a interações entre estranhos no mundo real. Você poderia pensar que enquanto está nessa terra de fantasia deve agir diferente, mas as pessoas exibiram o mesmo tipo de comportamento", explicou Paul W. Eastwick, responsável pela pesquisa.
TopSites EmpresaHost

2 comentários:

  1. Bem oportuna esse seu post com essa matéria.É ilusão pensar que não existe racismo, em qualquer área, sempre haverá (espero que não).A internet não é um dos meios mais democráticos que existe, haja vista o preço que se cobra pela sua utilização, e não demorará muito pra isso mudar, principalmente aqui no Brasil, onde o acesso já começa a surpreender.Então é preciso ficar atendo pra essas mudanças, prara que ela não se torne um instrumrnto alienado de informação, transformando e separando 'classes'de pessoas.
    A propósito, continuarei acesando suas notícias no diHITT e e m seu Blog.

    ResponderExcluir
  2. Cara, acho mesmo esse papo tão estanho... Acho mais sensato não alimentar.Eu não vou alimentar.

    Gostei dos seus blogs, aprendi várias coisas aqui . Isso interessa!
    Parabéns, Boa sorte com seus blogs.
    Eninha

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário e logo logo estaremos entrando em contato contigo.

Get Free Shots from Snap.com

Followers