7 de ago. de 2008

Caças e caçador



Mesmo lançado 10 anos depois, mesmo repetindo seus velhos hinos, o novo CD do cantor Fábio Jr., “Fábio Jr. & Elas” é um sucesso de vendas

Ele está no rol dos ídolos de multidões, com sua imagem quase tão associada à televisão brasileira como a de um Sílvio Santos, por exemplo. Como o velho estrategista do Sistema Brasileiro de Televisão, Fábio Jr. sabe que a melhor maneira de fazer sucesso é não mexer em time que está ganhando. Ator, cantor e dublê de compositor, Fábio renova outra vez este segredo em um produto que reforça o carisma de sedutor ao qual sua imagem sempre foi associada, entre cantoras de diversos estilos e origens, de Ângela Maria a Paula Toller. Parece a fórmula de um sucesso, não? E é: em apenas duas semanas, o álbum virou Disco de Ouro, se é que alguém ainda se lembra o que é isso... Bem, foram 25 mil cópias, algo raro para os padrões atuais da indústria fonográfica.

Mas o sucesso quase degringola, na liberação da empreitada, que começou como um show de fim de ano da Rede Record. Ao menos, essa parece a justificativa para os 10 anos para seu lançamento. Talvez o motivo da demora seja mesmo o bom e velho cacau, mas o fato é que Simone, Wanderléa, Fernanda Takai e Ivete Sangalo ficaram de fora. Alegaram que não gostaram do resultado, também em DVD, não disponibilizado pela Sony.

Apesar dos percalços, o CD mostra Fábio, e elas, entre seus respectivos sucessos de então. Os principais dele, claro, e alguns delas. E ainda uns clássicos da música brasileira. Quer dizer, o investimento no projeto já era alto... Mesmo que muitas das convidadas pertencesse ao cast da gravadora multinacional. Os duetos são, em geral, excêntricos. O formato naturalmente garante a diversificação do repertório e sua condução, com Fábio sempre procurando deixar o clima descontraído. Com alguns exageros, entre arranjos orgânicos, banda com cinco backing vocals...

Mugangos, flertes e canções

Dando o caráter profissional do encontro, o show começa com “Caça e Caçador”, dividida com Sandra de Sá. Mas a seriedade dos arranjos logo esbarra nos improvisos frágeis de Fábio, como em “Enrosca”, com a promessa de então, Patrícia Coelho, numa pegada mais funk. E só. Bem melhor ficou “Seu melhor amigo”, com ele defendendo a “cria”, enquanto Elza Soares faz os scats de que ela tanto gosta. Contrasta com os exageros kitschs do Fat Family em “Não me condene”. Também estranho é Fábio Jr. no hino nordestino “Ai que saudade D´ocê” (Vital Farias), com Elba Ramalho. Ou “Mentiras”, com Adriana Calcanhotto e seu violãozinho. Fábio muganga, muganga e... Sobra. Mais natural, talvez, seja sua aproximação com o público sertanejo em “Volta ao Começo”, que, em duo com Roberta Miranda, parece da cantora, mas havia sido gravada por ele 10 anos antes. E ainda o encontro derramado com Fafá de Belém em “Sem Limites pra Sonhar”.

Surpresa bem melhor é ele e Leila Pinheiro, praticamente só a seu pianinho, em “Sentado à beira do caminho” (Roberto e Erasmo Carlos). Um achado, apesar das poucas palmas. A paulistana Vânia Bastos também ajuda em “Sorri” (Chaplin, em versão de João de Barro), após uma misèn-scene dispensável dele. Outro duo legítimo é o com Joyce em “Compromisso”, canção de linguagem bem popular, mantendo a descontração num nível legal. Outro duo mais vibrante é “Na Canção”, com Fábio se preocupando mais em cantar ao lado de com Fernanda Abreu.

“Onde é que foi parar aquela menina?”, entoa Zélia Duncan em “Eu me rendo”, outro dos sucessos de Fábio Jr. Bem que Fábio tenta comprometer, entre os “charminhos” que atravancam o show. O que não acontece em outro sucesso, “Quando gira o mundo”, com Joanna, nem na versão acústica de “Nada por Mim” com Paula Toller, mesmo com um ou outro flerte. No final, sozinho, ele encara “Pai”, com a texto espiritualista de Luiz Antônio Gasparetto. O cantor já falou que não pensa em um projeto similar, mas anunciou: vem aí o “Minhas Canções 2”. É, mesmo que não pareça, suas eternas caças continuam soltas por aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário e logo logo estaremos entrando em contato contigo.

Get Free Shots from Snap.com

Followers